Oracle Client Download 21: Como instalar e usar a versão mais recente do Oracle Database Software
Se você está procurando uma maneira de acessar e gerenciar o Oracle Database a partir do seu computador com Windows, pode baixar e instalar o Oracle Client 21. Esta é a versão mais recente do software que permite conectar-se ao Oracle Database, executar consultas e comandos SQL e usar várias ferramentas e utilitários fornecidos pela Oracle. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o Oracle Client 21 com o Oracle Database 21c, a versão mais recente do software de banco de dados líder mundial. Também abordaremos alguns problemas comuns e dicas de solução de problemas que você pode encontrar ao longo do caminho.
O que é Oracle Client e por que você precisa dele?
Oracle Client é um pacote de software que contém as bibliotecas e drivers que permitem que seu aplicativo Windows se comunique com o Oracle Database. Ele também inclui algumas ferramentas e utilitários úteis que o ajudam a executar várias tarefas relacionadas à administração, desenvolvimento e teste do banco de dados. Algumas das ferramentas e utilitários mais comuns são:
oracle client download 21
DOWNLOAD: https://urlca.com/2vQ2gp
SQL*Plus: Uma interface de linha de comando que permite executar instruções SQL e blocos PL/SQL.
SQL Developer: Uma interface gráfica do usuário que permite navegar, criar, editar e excluir objetos de banco de dados, executar consultas e scripts SQL, depurar código PL/SQL e muito mais.
Data Pump: Um utilitário que permite exportar e importar dados e metadados entre diferentes bancos de dados ou esquemas.
SQL Loader: Um utilitário que permite carregar dados de arquivos externos em tabelas de banco de dados.
Oracle Net Manager: Uma ferramenta que permite definir configurações de rede para conectar-se ao banco de dados Oracle.
Você precisa do Oracle Client se quiser acessar o Oracle Database a partir de seu aplicativo do Windows, como Microsoft Excel, Visual Studio ou Power BI. Você também precisa dele se quiser usar qualquer uma das ferramentas e utilitários mencionados acima.Sem o Oracle Client, você não poderá estabelecer uma conexão ou se comunicar com o Oracle Database.
Como Baixar o Oracle Client 21 para Windows x64
Há duas maneiras de baixar o Oracle Client 21 para Windows x64: arquivos zip ou RPMs. Arquivos zip são arquivos compactados que contêm todos os componentes do Oracle Client. RPMs são pacotes que podem ser instalados usando o Windows Subsystem for Linux (WSL). Ambas as opções estão disponíveis no página no site da Oracle. Você precisará de uma conta Oracle para baixar os arquivos. Se você não tiver um, poderá criar um gratuitamente.
Opções de download
Os arquivos zip e RPMs vêm em diferentes versões, dependendo de suas necessidades. As principais versões são:
Básico: esta versão contém apenas as bibliotecas principais e os drivers que permitem que seu aplicativo se conecte ao banco de dados Oracle. É a versão menor e requer menos espaço em disco.
Basic Light: Esta versão é semelhante ao Basic, mas não inclui suporte para alguns conjuntos de caracteres e recursos de globalização. É útil se você tiver restrições de espaço em disco ou se não precisar desses recursos.
ODBC: Esta versão contém o driver ODBC que permite usar aplicativos ODBC, como Microsoft Excel ou Access, com Oracle Database.
Suplemento JDBC: Esta versão contém o driver JDBC que permite usar aplicativos Java com Oracle Database.
SQL*Plus: Esta versão contém a ferramenta de linha de comando SQL*Plus que permite executar instruções SQL e blocos PL/SQL.
Ferramentas: Esta versão contém algumas ferramentas e utilitários adicionais que o ajudam a executar várias tarefas relacionadas à administração, desenvolvimento e teste do banco de dados. Algumas das ferramentas são Data Pump, SQL Loader e Oracle Net Manager.
Você pode optar por baixar uma ou mais versões, dependendo de seus requisitos. Você também pode baixar os arquivos zip e RPMs para diferentes versões do Oracle Database, como 19c, 18c ou 12c.No entanto, para este artigo, vamos nos concentrar no Oracle Client 21 para Oracle Database 21c.
instruções de instalação
Para instalar o Oracle Client 21 a partir de arquivos zip, siga estas etapas:
Baixe o(s) arquivo(s) zip da(s) versão(ões) que deseja do página.
Extraia o(s) arquivo(s) zip para uma pasta de sua escolha. Por exemplo, C:\oracle\instantclient_21_1.
Adicione a pasta à variável de ambiente PATH. Para fazer isso, vá para Painel de controle > Sistema e segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de ambiente. Em Variáveis do sistema, selecione PATH e clique em Editar. Clique em Novo e digite o caminho da pasta. Clique em OK para salvar as alterações.
Se você baixou a versão ODBC, você precisa instalar o driver ODBC. Para fazer isso, vá até a pasta onde você extraiu o arquivo zip e execute odbc_install.exe como administrador. Isso registrará o driver no registro do Windows.
Se você baixou a versão JDBC Supplement, você precisa definir a variável de ambiente CLASSPATH. Para fazer isso, vá para Painel de controle > Sistema e segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de ambiente. Em Variáveis do sistema, clique em Novo e insira CLASSPATH como o nome da variável e o caminho para o arquivo ojdbc8.jar como o valor da variável. Clique em OK para salvar as alterações.
Reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.
Para instalar o Oracle Client 21 a partir de RPMs, siga estas etapas:
Baixe o(s) arquivo(s) RPM da(s) versão(ões) que deseja do página.
Instale o WSL se ainda não o tiver. Para fazer isso, vá para Painel de controle > Programas > Ativar ou desativar recursos do Windows. Marque a caixa Windows Subsystem for Linux e clique em OK. Reinicie o computador quando solicitado.
Instale uma distribuição Linux de sua escolha na Microsoft Store. Por exemplo, Ubuntu ou Debian.
Inicie o WSL e atualize seu sistema.Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu, execute sudo apt update e sudo apt upgrade.
Instale o alien, uma ferramenta que converte arquivos RPM em pacotes Debian. Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu, execute sudo apt install alien.
Converta o(s) arquivo(s) RPM em pacotes Debian usando alien. Por exemplo, execute sudo alien -i oracle-instantclient-basic-21.1.0.0.0-1.x86_64.rpm.
Adicione /usr/lib/oracle/21/client64/lib à variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH. Para fazer isso, edite seu arquivo .bashrc e adicione export LD_LIBRARY_PATH=/usr/lib/oracle/21/client64/lib:$LD_LIBRARY_PATH no final do arquivo. Salve e feche o arquivo.
Se você baixou a versão SQL*Plus, você precisa criar um link simbólico para sqlplus em /usr/bin. Para fazer isso, execute sudo ln -s /usr/lib/oracle/21/client64/bin/sqlplus /usr/bin/sqlplus.
Se você baixou a versão JDBC Supplement, você precisa definir a variável de ambiente CLASSPATH. Para fazer isso, edite seu arquivo .bashrc e inclua export CLASSPATH=/usr/lib/oracle/21/client64/lib/ojdbc8.jar:$CLASSPATH no final do arquivo. Salve e feche o arquivo.
Reinicie o WSL para que as alterações entrem em vigor.
Como usar o Oracle Client 21 com o Oracle Database 21c
Depois de instalar o Oracle Client 21, você pode usá-lo para se conectar ao Oracle Database 21c e executar várias operações. Aqui estão alguns exemplos de como usar o Oracle Client 21 com o Oracle Database 21c:
Conectando ao banco de dados Oracle
Para se conectar ao Oracle Database, você precisa fornecer as seguintes informações:
Nome do host ou endereço IP do servidor de banco de dados
Número da porta do ouvinte do banco de dados
Nome do serviço ou SID da instância do banco de dados
Nome de usuário e senha do usuário do banco de dados
Você pode usar diferentes métodos para especificar essas informações, como:
Easy Connect: Este é um método simples que usa uma string de conexão no formato host:port/service. Por exemplo, dbserver:1521/orcl.
TNS: Este é um método que usa um alias de rede definido em um arquivo de configuração chamado tnsnames.ora.Por exemplo, ORCL = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = dbserver)(PORT = 1521))(CONNECT_DATA = (SERVICE_NAME = orcl))).
LDAP: Este é um método que usa um serviço de diretório para armazenar e recuperar as informações de conexão. Por exemplo, cn=orcl,cn=OracleContext,dc=example,dc=com.
Você pode escolher o método que atenda às suas necessidades e preferências. Você também pode usar variáveis de ambiente, como ORACLE_HOME, ORACLE_SID e TNS_ADMIN, para definir alguns dos parâmetros de conexão.
Executando consultas e comandos SQL
Para executar consultas e comandos SQL, você pode usar SQL*Plus ou SQL Developer. SQL*Plus é uma ferramenta de linha de comando que permite executar instruções SQL e blocos PL/SQL. O SQL Developer é uma interface gráfica do usuário que permite navegar, criar, editar e excluir objetos de banco de dados, executar consultas e scripts SQL, depurar código PL/SQL e muito mais.
Para usar o SQL*Plus, siga estas etapas:
Inicie o SQL*Plus no menu Iniciar ou no prompt de comando.
Digite seu nome de usuário e senha quando solicitado. Opcionalmente, você também pode inserir a string de conexão ou o alias de rede do banco de dados.
Digite suas instruções SQL ou blocos PL/SQL no prompt SQL>. Termine cada instrução com um ponto e vírgula (;) e cada bloco com uma barra (/).
Para executar um arquivo de script, use o comando @ seguido do nome do arquivo. Por exemplo, @myscript.sql.
Para sair do SQL*Plus, digite exit ou quit no prompt SQL>.
Para usar o SQL Developer, siga estas etapas:
Inicie o SQL Developer no menu Iniciar.
Crie uma nova conexão clicando no ícone de mais (+) verde no painel Conexões. Digite seu nome de usuário, senha e informações de conexão. Opcionalmente, você também pode testar sua conexão clicando em Testar.
Clique em Conectar para estabelecer a conexão. Você verá seus objetos de banco de dados no painel Conexões.
Para executar uma consulta ou comando SQL, abra uma nova planilha clicando no ícone de mais (+) verde no painel Planilhas. Digite sua instrução SQL ou bloco PL/SQL na planilha.Clique em Executar instrução (F9) ou Executar script (F5) para executá-lo.
Para executar um arquivo de script, abra-o em uma nova planilha clicando em Arquivo > Abrir. Clique em Executar Script (F5) para executá-lo.
Para encerrar uma conexão, clique com o botão direito nela e selecione Desconectar.
Usando Ferramentas e Utilitários Oracle
Para usar ferramentas e utilitários Oracle, como Data Pump, SQL Loader e Oracle Net Manager, você precisa iniciá-los a partir do prompt de comando ou do menu Iniciar. Você também precisa fornecer alguns argumentos ou opções dependendo da ferramenta ou utilitário. Por exemplo:
Para usar o Data Pump para exportar dados de um esquema de banco de dados para um arquivo dump, execute expdp user/password@service schemas=schema_name dumpfile=dump_file.dmp directory=directory_name.
Para usar o Data Pump para importar dados de um arquivo dump para um esquema de banco de dados, execute impdp user/password@service schemas=schema_name dumpfile=dump_file.dmp directory=directory_name.
Para usar o SQL Loader para carregar dados de um arquivo de texto para uma tabela de banco de dados, execute sqlldr user/password@service control=control_file.ctl log=log_file.log.
Para usar o Oracle Net Manager para definir configurações de rede para conexão com o banco de dados Oracle, execute netmgr no prompt de comando ou no menu Iniciar. Você verá uma interface gráfica com o usuário que permite editar os arquivos tnsnames.ora, listener.ora e sqlnet.ora.
Para obter mais informações e exemplos sobre como usar ferramentas e utilitários Oracle, consulte o documentação no site da Oracle.
Solucionando problemas comuns com o Oracle Client 21
Ao usar o Oracle Client 21, você pode encontrar alguns problemas ou erros que o impedem de se conectar ou trabalhar com o Oracle Database. Aqui estão alguns dos problemas comuns e dicas de solução de problemas que podem ajudá-lo a resolvê-los:
Compatibilidade e Interoperabilidade
O Oracle Client 21 é compatível e interoperável com o Oracle Database 21c, bem como com versões anteriores do Oracle Database, como 19c, 18c ou 12c.No entanto, alguns recursos ou funcionalidades podem não estar disponíveis ou suportados ao usar versões diferentes do Oracle Client e do Oracle Database. Por exemplo, algumas instruções SQL ou recursos PL/SQL podem não funcionar se forem introduzidos em uma versão mais recente do Oracle Database do que a versão do Oracle Client que você está usando. Para evitar problemas de compatibilidade e interoperabilidade, é recomendável usar a mesma versão ou uma versão superior do Oracle Client que a versão do Oracle Database à qual você está se conectando.
Mensagens de erro e soluções
Ao usar o Oracle Client 21, você pode encontrar algumas mensagens de erro que indicam um problema com sua conexão ou operação. Algumas das mensagens de erro comuns e soluções são:
ORA-12154: TNS:não foi possível resolver o identificador de conexão especificado. Esse erro significa que o Oracle Client não conseguiu encontrar o alias de rede ou a string de conexão que você forneceu no arquivo tnsnames.ora ou no método Easy Connect. Para corrigir esse erro, verifique se você inseriu o alias de rede ou a string de conexão corretos e se o arquivo tnsnames.ora está no local correto e tem a sintaxe correta.
ORA-12514: TNS:listener atualmente não conhece o serviço solicitado no descritor de conexão. Esse erro significa que o ouvinte no servidor de banco de dados não reconhece o nome do serviço ou SID fornecido no descritor de conexão. Para corrigir esse erro, certifique-se de ter inserido o nome de serviço ou SID correto e de que o arquivo listener.ora no servidor de banco de dados tenha a configuração correta para o serviço.
ORA-01017: nome de usuário/senha inválidos; logon negado. Esse erro significa que você inseriu um nome de usuário ou senha incorretos para o usuário do banco de dados ao qual está tentando se conectar. Para corrigir esse erro, verifique se você inseriu o nome de usuário e a senha corretos e se eles diferenciam maiúsculas de minúsculas.
ORA-28000: a conta está bloqueada.Este erro significa que a conta de usuário do banco de dados à qual você está tentando se conectar foi bloqueada pelo administrador do banco de dados devido a motivos de segurança ou expiração da senha. Para corrigir esse erro, entre em contato com o administrador do banco de dados e solicite o desbloqueio da sua conta.
Dicas e práticas recomendadas
Aqui estão algumas dicas e práticas recomendadas que podem ajudá-lo a usar o Oracle Client 21 de maneira mais eficaz e eficiente:
Mantenha seu Oracle Client atualizado com a versão mais recente ou nível de patch para garantir desempenho e segurança ideais.
Use um método de conexão seguro, como SSL/TLS ou Kerberos, para criptografar seus dados e autenticar sua identidade ao conectar-se ao Oracle Database.
Use variáveis de ligação e instruções preparadas para melhorar o desempenho de sua consulta SQL e evitar ataques de injeção de SQL.
Use tipos e formatos de dados apropriados para seus parâmetros de entrada e saída ao usar consultas e comandos SQL.
Use mecanismos apropriados de tratamento de erros e registro para capturar e relatar quaisquer erros ou exceções que ocorram durante o uso do Oracle Client.
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o Oracle Client 21 com Oracle Database 21c no Windows x64. Também cobrimos alguns problemas comuns e dicas de solução de problemas que você pode encontrar ao usar o Oracle Client 21. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar o Oracle Client 21 de forma mais eficaz e eficiente.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Oracle Client 21:
Qual é a diferença entre Oracle Client e Oracle Instant Client?
O Oracle Client é um pacote de software completo que contém todos os componentes do Oracle Instant Client, além de algumas ferramentas e utilitários adicionais. O Oracle Instant Client é um pacote de software leve que contém apenas as principais bibliotecas e drivers que permitem que seu aplicativo se conecte ao Oracle Database.O Oracle Instant Client é menor e mais rápido de instalar e requer menos espaço em disco do que o Oracle Client.
Como posso desinstalar o Oracle Client 21?
Para desinstalar o Oracle Client 21 de arquivos zip, siga estas etapas:
Remova a pasta onde você extraiu o(s) arquivo(s) zip da variável de ambiente PATH.
Se você instalou o driver ODBC, execute odbc_uninstall.exe como administrador da pasta onde extraiu o arquivo zip. Isso cancelará o registro do driver do registro do Windows.
Exclua a pasta onde você extraiu o(s) arquivo(s) zip.
Para desinstalar o Oracle Client 21 dos RPMs, siga estas etapas:
Inicie o WSL e remova os pacotes Debian que você instalou usando o alien. Por exemplo, execute sudo dpkg -r oracle-instantclient-basic.
Remova /usr/lib/oracle/21/client64/lib da variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH.
Se você criou um link simbólico para sqlplus em /usr/bin, exclua-o.
Exclua a pasta /usr/lib/oracle/21/client64.
Como posso atualizar o Oracle Client 21 para uma versão mais recente?
Para atualizar o Oracle Client 21 para uma versão mais recente, siga estas etapas:
Baixe o(s) arquivo(s) zip ou arquivo(s) RPM da versão mais recente que você deseja do página.
Desinstale o Oracle Client 21 seguindo as etapas da pergunta anterior.
Instale a versão mais recente seguindo as etapas na seção Como fazer download do Oracle Client 21 para Windows x64.
Onde posso encontrar mais informações e recursos sobre o Oracle Client 21?
Você pode encontrar mais informações e recursos sobre o Oracle Client 21 nas seguintes páginas:
: esta página contém links para download, instruções de instalação, notas de versão e documentação do Oracle Instant Client 21.
: esta página contém a documentação, exemplos e tutoriais para ferramentas e utilitários Oracle, como Data Pump, SQL Loader e Oracle Net Manager.
: esta página contém a documentação, sintaxe e exemplos de instruções e comandos SQL que você pode usar com o Oracle Database.
: esta página contém a documentação, sintaxe e exemplos de blocos PL/SQL e programas que você pode usar com o Oracle Database.
: esta página contém os códigos de erro, causas e ações para mensagens de erro do Oracle Database que você pode encontrar ao usar o Oracle Client 21.
Como posso entrar em contato com o suporte da Oracle se tiver dúvidas ou problemas com o Oracle Client 21?
Se você tiver alguma dúvida ou problema com o Oracle Client 21 que não seja abordado neste artigo ou nos recursos mencionados acima, entre em contato com o suporte da Oracle seguindo estas etapas:
Vá para e entre com sua conta Oracle. Se você não tiver um, poderá criar um gratuitamente.
Clique em Criar solicitação de serviço e preencha as informações necessárias, como nome do produto, tipo de problema, gravidade, descrição etc.
Anexe quaisquer arquivos ou capturas de tela relevantes que possam ajudar a diagnosticar seu problema.
Clique em Enviar para criar sua solicitação de serviço. Você receberá um e-mail de confirmação com seu número de solicitação de serviço e um link para acompanhar seu status.
Aguarde até que um engenheiro de suporte da Oracle entre em contato com você por e-mail ou telefone e forneça uma solução ou orientação.
0517a86e26
Commentaires